Home » Acção pelo Cuidado pela Nossa Casa Comum

Acção pelo Cuidado pela Nossa Casa Comum

Num  contexto de rápidas mudanças e alterações climáticas, com impactos sobre os nossos contextos sociais, a Igreja  tem levantado cada vez mais a sua voz em prol do cuidado com o Planeta Terra,  considerado pelo Papa Francisco “a Nossa Casa Comum”. Assim para uma resposta comprometida com este desafio global a que os círculos da política e da economia não estão habilitados a lidar adequadamente, o Santo Padre, Pastor Universal da Igreja Católica, publicou em Junho de 2015 a Encíclica  Laudato Si.  Partindo do Canto de São Francisco às Criaturas, a Encíclica traduzida por louvado seja o Senhor, constitui uma séria interpelação a todos os homens de boa vontade sobre a questão climática, chamando toda a humanidade incluindo os líderes politicos e os grandes decisores, para a necessidade de se velar pela justiça Ambiental. Segundo o Papa Francisco, o peso mais preverso das mudanças climáticas, maioritariamente provocadas pela acção humana, tem impacto negativo sobre as pessoas mais desfavorecidas, que sofrem as consequncias das inundações, da seca e de outras intempéries que vão fazendo milhares de vítimass em todo Planeta. No âmbito desta Encíclica somos todos chamados a uma acção global pela protecção ambiental. 

Ao nivel do nosso País, seguindo o caminho da Laudato Si a Comissão de Justiça e Paz tem corporizado uma série de acções nesta direcção apelando para as graves consequências da fraca preservação Ambiental.

Pequenos gestos como a disseminação da mensagem da Laudato Si em vários espaços públicos, fazem parte de uma agenda liderada pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz  na linha deste ensinamento  social da Igreja. Acções Públicas de sensibilização para a protecção dos mares, correcta deposição de resíduos, marchas de apelo para uma mior preservação de ecossistemas  e a adopção de práticas mais ecológicas, fazem igualmewnte parte da lista dee acções já realizadas . Desta mesma agenda constam ainda estratégias de advocacia junto das autoridades goverativas do país para uma agenda de transição energética que pugne por mecanismos mais amigos do ambiente.   

Este é o contínuo caminho do compromisso Ambiental que irá guiar a nossa ação na via da protecção integral da criação, entendida na lógica da origem e do destino comum das coisas criadas e da sua profunda interligação.  O aumento da cultura do cuidado e da preservação são as as grandes metas da nossa acção climática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *